Dia de churras é sempre de alegria e festa para quem gosta de curtir a vida com mais refrescância, deixar o carvão na brasa e celebrar com todos: amantes de costelinha, vegetarianos e veganos.
uco refrescante e saudável combina tanto com o verão, não é mesmo? Além do bem-estar que dá, a sua saúde e o seu corpinho agradecem! Sem contar que há frutas para todos os gostos.
Hálito fresco é tudo de bom. Pra você, pra aquele primeiro encontro, pra aquela paquera no rolê de sexta...
Você tá lá de boa, curtindo aquele momento relax no chuveiro, quando de repente bate a dúvida: “será que rola escovar dente no banho ou pode dar ruim pros meus dentes”?
Muita gente faz isso pra otimizar o tempo. Mas a real é que, além de não ser nada higiênica, essa prática pode ser uma cilada pra sua boca.
Então, bora lá saber se pode escovar os dentes durante o banho e responder às principais dúvidas sobre esse assunto!
Na teoria, escovar o dente no banho não é prejudicial. O problema é que, na maioria das vezes, essa prática vem acompanhada de alguns vacilos que podem, sim, prejudicar a sua saúde bucal.
Com a água quentinha e aquele momento gostoso de relaxar, é fácil escovar os dentes no automático, sem prestar atenção na técnica certa nem no tempo de escovação. Aí já sabe né, pode ser que a limpeza não seja tão caprichada como deveria.
Sem contar que a umidade excessiva do box também deixa o lugar perfeito pra bactérias se acumularem na escova. Com o tempo, isso pode virar cárie, gengivite e outros problemas.
E tem mais um ponto importante: o gasto de água é maior se você escovar o dente no banho. Além de não ser bom para o seu bolso, também não é nada bom para o meio ambiente.
Em geral, a água pode sim atrapalhar a eficácia do creme dental, mas isso é independente de ser a água do chuveiro ou da pia.
Aqui vai uma dica que nem todo mundo sabe: o ideal é colocar a pasta na escova e já partir pra limpeza, sem molhar mesmo. E depois de terminar, só cuspir a espuma — sem enxaguar a boca.
Isso porque molhar a escova antes pode diluir os ingredientes ativos da pasta e interferir na sua ação de limpeza e proteção. E se enxaguar depois, a água remove todo o flúor da boca antes de dar o tempo certo dele agir.
A temperatura alta pode deixar sua gengiva mais sensível, e aí pode rolar aquelas irritações chatas e até umas feridinhas.
Além disso, o vapor do chuveiro amolece as cerdas da escova, deixando a limpeza mais fraquinha. Então, é melhor evitar pra não ter problemas no futuro.
A água morninha é até boa pra boca, mas, como mencionado acima, é melhor tentar deixá-la fora da escovação.
Fora isso, tem a questão da higiene: lavar o corpo e a boca ao mesmo tempo pode espalhar germes e causar contaminação cruzada — que é quando bactérias e sujeiras de uma parte do corpo acabam indo para outra.
Isso enfraquece o sistema imunológico e aumenta o risco de doenças bucais, tipo gengivite. Sem contar que o chuveiro pode acumular bactérias, e deixar a escova exposta lá só facilita a festa dos micro-organismos.
Se puder, escova na pia mesmo! Mais seguro e sem dor de cabeça.
Não exatamente. A questão é que, juntando as distrações que você pode ter enquanto tá escovando os dentes no banho e com as cerdas da escova mais molinhas por causa do vapor, fica difícil de tirar a placa bacteriana e os restos de comida dos seus dentes.
Se a limpeza não for bem feita, com a escova em boa condição, o tempo vai passando e a cárie e o tártaro podem começar a aparecer. Se liga nesse passo a passo pra uma escovação de respeito:
escolha uma escova com cerdas macias e uma cabeça pequena, que vai conseguir alcançar todos os cantinhos;
coloca um pouquinho de pasta — do tamanho de um grão de ervilha é o suficiente;
não molhe a escova antes nem depois de passar a pasta, porque pode atrapalhar na eficácia dela;
divida a boca em 4 partes — direita, em cima e embaixo; esquerda em cima embaixo. Escove cada área por uns 30 segundos, totalizando 2 minutinhos no final;
segure a escova um pouco inclinada em relação à gengiva (tipo uns 45º) e faça movimentos circulares suaves, sem usar muita força;
não esquece do fio dental antes de escovar, pra tirar o que a escova não pega;
depois da escovação, use o enxaguante bucal, mas nada de lavar a boca com água logo depois. Deixa o flúor agir!
Usar shampoo pra escovar os dentes é furada. Ele não tem ingredientes próprios pra higiene bucal, por isso não vai remover a placa bacteriana nem ajudar a prevenir cáries como a pasta de dente faz. E tem mais: engolir shampoo pode fazer mal pra saúde.
Pra caprichar na escovação e manter o hálito fresco por muito mais tempo, experimente a pasta de dente Sorriso Tripla Limpeza Completa! Com suas três listras de proteção ela proporciona uma limpeza completa deixando seus dentes mais branquinhos, fortes e protegidos.
A melhor opção é deixar a escova em um local arejado, de preferência com a cerdas voltadas para cima, evitando o contato direto com superfícies sujas ou úmidas.
Não é necessário lavar a boca após escovar os dentes. O ideal é deixar o creme dental agir um pouco para maximizar o efeito da pasta.
Sim, você até pode tomar água após escovar os dentes, mas é recomendável esperar pelo menos 30 minutos para não diluir o flúor e permitir que ele faça o efeito completo.